Documentação Necessária


Você está alugando um imóvel com a Baggio Imóveis, então seja muito bem-vindo! Aqui você encontrará todas as informações necessárias sobre a documentação a ser levantada para os trâmites de locação de um imóvel residencial ou comercial, tanto para locatários quanto fiadores, além das opções de garantia com as quais a empresa trabalha. Este é um guia para facilitar a sua locação, ou seja, mais uma solução da Baggio Imóveis para você.

FACILIDADES BAGGIO IMÓVEIS

Você poderá enviar sua documentação digitalizada para o email do seu consultor(a) ou através da área exclusiva dos clientes.

Firmamos convênio com Cartórios de Registro de Imóveis do Paraná*, dessa forma, para solicitar a matrícula atualizada do imóvel do seu fiador ao invés de se dirigir ao cartório, gastar com deslocamento, e enfrentar filas, efetuando o pagamento de apenas uma taxa no ato da reserva do imóvel, já temos acesso a matrícula de forma online. Não é obrigatório efetuar esse serviço, porém, neste caso, você deverá apresentar a matricula original atualizada na retirada das chaves.

Condições especiais para Estudantes! Consulte nossos Consultores.

* Consulte as Cidades disponíveis com nossos Consultores. Facilidade válida apenas para imóveis no Estado do Paraná, e mediante a consulta acima, em qualquer outra localidade, será necessário que o Pretendente providencie a matrícula atualizada. Consulte o valor com nossos Consultores.


PRETENDE LOCAÇÃO: PESSOA FÍSICA

  • Ficha cadastral preenchida (pelo site): na área exclusiva dos clientes;
  • RG e CPF do pretendente;
  • RG e CPF do cônjuge;
  • Comprovante de endereço atual (água, luz ou telefone);
  • Renda superior a 3 (três) vezes o valor do aluguel (aluguel líquido + taxas);
  • Comprovante de estado civil:
    • Certidão de casamento; (quando casado sob o regime de separação total de bens, é necessário a escritura pública de pacto antenupcial;
    • Certidão de união estável, quando aplicável;
    • Certidão de nascimento, quando solteiro;
    • Certidão de nascimento com averbação de emancipação, quando aplicável;
  • RG e CPF(quando menor, certidão de nascimento) das pessoas que irão residir no imóvel.

Atenção! Locações de imóveis comerciais acima de R$ 3.000,00 (três mil reais), necessário as certidões do(s) Pretendente(s) e do(s) Fiador(es). conforme abaixo:

Protestos Concordata para falência Cível Penhoras e concordatas poderão ser solicitadas na Central de Certidões:

Rua XV de Novembro, 362 – Cj 202 – Centro – Curitiba – PR – (41) 3223-8915.


PRETENDE LOCAÇÃO: PESSOA JURÍDICA

  • Ficha cadastral preenchida (pelo site): na área exclusiva dos clientes;
  • Contrato social e a última alteração;
  • Balanços e balancetes dos 3(três) últimos anos;
  • Recibo de entrega da ECF (Escrituração Contábil Fiscal) do último ano;
  • Declaração de Faturamento dos últimos 12(doze) meses, assinada pelo Contador;
  • Cartão de CNPJ;
  • RG, CPF e Comprovante de endereço atual (água, luz ou telefone) dos sócios;
  • Caso o(s) procurador(es) assinem o contrato de locação, anexar cópia da procuração vigente e/ou certidão da procuração, apresentar RG e CPF do(s) procurador(es);
  • Para Empresas S.A – estatuto completo da instituição e ata da última eleição;
  • Certidão negativa:

Não serão aceitos como Fiador(es) pessoas jurídicas e pessoas que constem no capital social da empresa em questão cuja renda provenha unicamente deste CNPJ, exceto se comprovado outra fonte de renda.

Se você estiver efetuando uma locação comercial, solicite ao Consultor no momento da visita a Indicação Fiscal do imóvel para consultar se o ramo de atividade pretendido será liberado pela Prefeitura.

Locações acima de R$ 3.000,00(três mil reais), necessário as certidões da Pessoa Jurídica, sócio(s) e do(s) Fiador(es) (se aplicável), conforme abaixo:

Protestos; Cível; Concordata para falência; Penhoras e concordatas; Poderão ser solicitadas na Central de Certidões: Rua XV de Novembro, 362 – Cj 202 – Centro – Curitiba – PR – (41) 3223-8915.


Como comprovar a renda de pretendente(s) e fiador(es):

Assalariados

  • 3 (três) últimos contracheques;
  • Carteira de trabalho (foto/qualificação/registro de empregador, alterações e observações);
  • Declaração de IR com recibo de entrega (exercício anterior);
  • Comprovar no mínimo 6 (seis) meses de carteira assinada.

Empresários

  • Contrato social / última alteração;
  • Decore dos 3 (três) últimos meses;
  • Declaração de IR com recibo de entrega (exercício anterior).

Autônomos e Profissionais Liberais

  • 3 (três) últimos extratos bancários;
  • Decore dos 3 (três) últimos meses;
  • Declaração de IR com recibo de entrega (exercício anterior).

Autônomos e Profissionais Liberais

  • 3 (três) últimos extratos do benefício;
  • Declaração de IR com recibo de entrega (exercício anterior).

TIPOS DE FIANÇA

1. Fiador

  • Ficha cadastral preenchida (pelo site):na área exclusiva dos clientes;;
  • RG e CPF do fiador;
  • RG e CPF do cônjuge;
  • Comprovante de endereço atual (água, luz ou conta telefônica);
  • Renda superior a 3 (três) vezes o valor do aluguel (aluguel líquido + taxas);
  • Certidão de casamento; (quando casado sob o regime de separação total de bens, é necessário a escritura pública de pacto antenupcial);
  • Certidão de união estável, quando aplicável;
  • Certidão de nascimento, quando solteiro.

Quando se tratar de um imóvel fora da Região de Curitiba (inclusive Metropolitana), este deverá ter o valor venal de, no mínimo, R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). A comprovação deverá ser feita através de: Carnê de IPTU ou, na matrícula atualizada do imóvel ou IR. Caso nenhum destes documentos comprovem o valor venal, é necessário uma avaliação simples de pelo menos 1 (uma) Imobiliária da região do local do imóvel.

Não será aceito Fiador por Procuração, a fiança através de fiador é de caráter pessoal. Deve possuir imóvel quitado na Região Sul do Brasil, livre de qualquer ônus, como: alienação, hipoteca, financiamentos, penhoras, etc. Comprovado por: Matrícula atualizada com certidão e ônus mínimo de 30 (trinta) dias (cópia), na retirada das chaves apresentar a matricula original atualizada;

Carnê de IPTU do ano vigente com os dados: do proprietário, valor venal do imóvel e valor do imposto.

2. Seguro Fiança

A garantia é formalizada com a contratação de uma apólice, o prêmio será pago em 12(doze) vezes mensais.

3. Título de Capitalização

O título ficará vinculado ao contrato de locação até a rescisão, resgatado no prazo com juros da TR. O valor do título será de no mínimo 10 (dez) vezes o valor do aluguel bruto mais taxas.

4. Carta Fiança

Será analisada carta fiança de bancos e empresas privadas. Consulte-nos para obter maiores informações.

5. Caução de Imóvel

Consiste em caucionar um imóvel em garantia das obrigações contratadas por meio da averbação no Registro de Imóveis, sendo que todas as despesas correrão por conta do Locatário. O imóvel caucionado deverá localizar-se na cidade de Curitiba e RMC. Somente serão aceitos caucionantes Pessoas Físicas. (Depende de Análise).

Devido exigências de Cartório, nesta modalidade os documentos não poderão ser enviados através do site, e sim terão que ser entregues ao Consultor, consulte a relação de documentos no momento da reserva.

Atenção! Consulte nossos Consultores para que possamos avaliar se o imóvel que você pretende locar se encaixa neste tipo de fiança.


FIQUE ALERTA! INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • A assinatura do Cônjuge do Fiador é indispensável no Contrato de Locação, no Relatório de Vistoria e nos Termos Aditivos, se houver.
  • Não serão aceitos fiadores Pessoa Jurídica, salvo exceção em que conste expressamente no Contrato Social a possibilidade da empresa prestar fiança locatícia (neste caso documentação a ser apresentada é a mesma do pretendente pessoa jurídica, acrescida da matrícula atualizada do imóvel em nome da pessoa jurídica).
  • Não serão aceitos PRETENDENTE(S) ou FIADOR(ES) com registro em quaisquer Órgãos de Proteção ao Crédito, como SPC, SERASA, CARTÓRIOS DE PROTESTO, etc.
  • Todas as fichas devem ser preenchidas corretamente.
  • A documentação solicitada pode ser encaminhada através do site. Não serão aceitos documentos: borrados, falhados, cortados, incompletos e rasurados.
  • Após a análise dos documentos apresentados, poderão ser solicitados documentos adicionais e/ou originais para verificação de autenticidade.
  • A falsificação ou adulteração de qualquer documento solicitado inválida o cadastro do Locatário.
  • Pretendente(s) e Fiador(es) estarão sujeitos à análise do crédito e aprovação.