Sem categoria

Cachoeiras próximas de Curitiba para curtir o verão

blog (1)

Que tal dar uma boa refrescada em pleno meio ambiente, curtindo belas cachoeiras que ficam bem pertinho de Curitiba? Hoje trouxemos uma lista de lugares bem bacanas para visitar durante a estação em que o sol insiste em brilhar! Os amantes da natureza ficarão deslumbrados com os locais, que inclusive podem ter trilhas e diversas outras atrações além das quedas d’água. Vamos conferir?

CACHOEIRA DO JAJÁ

JAJA

Fica no final da Serra do Mar, entre Curitiba e Morretes. É cobrada um valor de ingresso, que custa R$10. O espaço oferece estruturas como churrasqueiras e área para camping.  o local cobra entrada (R$ 10) e oferece estruturas como churrasqueiras e área para camping com valores específicos.

Como chegar: para quem sai de Curitiba, deve-se seguir pela BR 277 no sentido praia. Ao chegar ao KM 35, após o radar eletrônico, há uma saída à direita, onde é possível avistar uma pequena escola e a Lanchonete Cachoeira. Pegando esta saída, entre na pequena rua depois da lanchonete, passe por trás da mesma e você encontrará as Cachoeiras do Jajá (100 metros antes do SAU2).

CACHOEIRA DO PANELÃO

panelao

A Cachoeira do Panelão é de fácil acesso e limita o acesso a 250 pessoas. Com queda de 10 metros de altura, um dos diferenciais do local é a possibilidade da realização de saltos de uma altura de até 13 metros.

Fica aproximadamente a 70 km de Curitiba, e possui conta com lanchonete, restaurante, churrasqueiras, área para camping, campos de futebol e vôlei e banheiros com chuveiros quentes, além de tent camping, com pacotes com café da manhã ou pensão completa. Entrada custa R$ 35.

Como chegar: saindo da capital paranaense pela BR 277, sentido Ponta Grossa, passando o primeiro pedágio, deve-se pegar a estrada que vai para Palmeira. Logo após o Recanto dos Papagaios, aproximadamente 80 metros antes do trevo para a Colônia Witmarsum, fica a entrada da fazenda Vô Joanin, que abriga a Cachoeira do Panelão

CACHOEIRA SALTO DA FORTUNA

fortuna

Também aproximadamente a 70 km da capital, para se chegar nela, deve-se percorrer uma trilha com tempo de caminhada de 4h ida e volta e grau de dificuldade médio. A trilha pode ser feita somente mediante o acompanhamento de condutores locais, pois está numa área particular, sob vigilância dos funcionários de uma empresa responsável pela conservação local. Também é possível chegar ao início da trilha pedalando.

No trajeto, há várias atrações, como um alambique, uma capela histórica e um trecho do primeiro caminho colonial que ligava o litoral ao planalto curitibano. Depois dessa caminhada está uma bela cachoeira com cerca de 50 metros de queda e uma piscina natural. Os valores do passeio são variados.

Como chegar: Acesso pela Estrada da Anhaia, no Parque Estadual do Pau-Oco, em Morretes.

SALTO BOA VISTA

boa vista

Em Campo Largo, o local, com 38 metros, consiste na maior queda-d’água do município e possibilita a prática de rapel. Apesar de um volume de água baixo, a altura garante a beleza desta cachoeira cujo acesso requer 10 minutos de caminhada. Fica no Morro Três Barras, que oferece opções de  turismo ecológico e rural, passeios, descanso e lazer.

Como chegar: Estrada do Cerne, Km 34, Bateias, Campo Largo, Paraná.

CACHOEIRAS GÊMEAS

gemeas

Como acesso gratuito, estas cachoeiras ficam em Campo Magro. São duas cachoeiras, uma ao lado da outra com quedas de aproximadamente 4 metros cada. Em sua base, é possível se banhar, sendo que a queda da direita é menor, mais rasa e mais iluminada pelo sol. A trilha que leva ao local é lindíssima também.

Como chegar: saindo de Curitiba, siga pela Avenida Manoel Ribas (que em certa altura se torna a Estrada do Cerne, a mesma do item anterior). Quando chegar em Campo Magro, passe a Prefeitura e, depois do único posto de gasolina, vire a primeira rua à direita. Agora é só seguir as placas de indicação presentes na estrada de terra.

Vale lembrar que a visitação destes locais depende de condições climáticas, visto que chuvas torrenciais podem comprometer a segurança do passeio. Antes de visitar qualquer um deles, busque saber através de telefones de contato e sites e páginas oficiais.