Você conhece a história do Museu Oscar Niemeyer?

MON é a sigla de Museu Oscar Niemeyer, que também é chamado por muitos de Museu do Olho, e é um dos espaços culturais mais visitados de Curitiba.

O Museu Oscar Niemeyer (MON) foi inaugurado em Curitiba no ano de 2002, mas foi idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer muito antes, em 1967. Entre as principais curiosidades sobre o espaço está o fato de que ele foi feito em partes. Primeiro, em 1978, ocorreu a inauguração do que hoje é o prédio principal. Na época, o espaço levou o nome de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco. 

Quando foi idealizado, o objetivo era que o prédio fosse sede do Instituto de Educação do Paraná. Porém, isso não ocorreu e, durante muito tempo, ele abrigou secretarias estaduais. Apenas em 2001 o espaço foi transformado em museu. Para isso, foram feitas reformas e só então construído o anexo famoso, conhecido como “Olho”, que também é assinado por Oscar Niemeyer.

Hoje, o MON é um dos museus mais importantes do Brasil e, com sua estrutura de mais de 17 mil metros de área expositiva, já recebeu exposições de artistas renomados do mundo todo, como Escher, Sebastião Salgado, Ai Weiwei, entre tantos outros. O espaço é considerado o maior da América Latina e conta com um dos principais acervos do Brasil. Entre as obras de acervo estão peças de João Turin, Portinari, Julio Le Parc, Andy Warhol e Di Cavalcanti. Esse acervo, composto por desenhos, gravuras, fotografias e esculturas, está sempre ganhando peças novas, que são adquiridas ou doadas por artistas e colecionadores. O espaço é mantido pelo governo do estado do Paraná e também por patronos, pessoas físicas que contribuem financeiramente para que o museu possa ampliar seus acervos.

Exposições atuais

Atualmente, as exposições que estão em cartaz no MON são: “OSGEMEOS: Segredos”; “Concurso como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense”; “Mens Rea: A Cartografia do Mistério”, de Mac Adams; “África, Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Luz ≅ Matéria”; “Espaço Niemeyer”; “Cones” e obras do Pátio das Esculturas.

Ingressos

Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada). Pagam meia-entrada professores e estudantes com identificação; doadores de sangue; pessoas com deficiência; titulares da ID Jovem e portadores de câncer com documento comprobatório. Menores de 12 anos, maiores de 60 anos, jornalistas, taxistas credenciados à URBS, membros da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP) e membros do International Council of Museums (ICOM) têm direito à entrada gratuita, mediante apresentação de documento que comprove a condição.

Para visitar a exposição “OSGEMEOS: Segredos”, é necessário adquirir o ingresso e agendar horário pelo site, clique aqui (www.museuoscarniemeyer.byinti.com/#/ticket/) para acessar. Com esta entrada é possível também visitar todas as mostras em cartaz. Para quem deseja ver somente as outras exposições, o ingresso pode ser adquirido na bilheteria física.

O MON funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, e fica na Rua Marechal Hermes, 999, no Centro Cívico. Há estacionamento no local.

Gostou de saber um pouquinho mais sobre a história do Museu Oscar Niemeyer? Acompanhe nosso blog que sempre temos conteúdos novos por aqui. Clique aqui para ver o que já publicamos.

Share: