6 itens para analisar antes de comprar um imóvel

Comprar um imóvel é um passo importante e estar atento a alguns itens fundamentais pode ajudar a evitar arrependimentos e dores de cabeça no futuro.

Para muitas pessoas, comprar um imóvel é a realização de um sonho. Porém, para que o sonho não acabe virando pesadelo, é preciso analisar alguns pontos que são fundamentais e que podem impactar diretamente no seu dia a dia vivendo no imóvel. Por isso, trouxemos algumas dicas que irão ajudar na hora de escolher o lar dos seus sonhos. Confira!

1 – Tamanho do imóvel

Comprar um imóvel é uma decisão importante, especialmente se for com a finalidade de viver naquele espaço. Por isso, é preciso prestar atenção no tamanho do imóvel, se ele oferece o que é necessário. Por exemplo, as necessidades de uma família com filhos pequenos são diferentes das necessidades de um casal sem filhos. Mas, se há a ideia de um dia aumentar a família, é preciso levar isso em consideração na hora da escolha. Portanto, o tamanho do imóvel é um dos itens principais na hora da escolha.

2 – Documentação em dia

Outro item fundamental na hora de escolher o imóvel está na documentação. Busque saber se tudo está em dia, regularizado e quitado, no caso de impostos e outras taxas, por exemplo. Neste momento, contar com o auxílio de uma imobiliária pode ser crucial, já que os corretores têm experiência e conhecimento sobre tudo que envolve o processo de documentação e certidões de um imóvel.

3 – Estrutura

Gostou muito de um local? Uma dica é marcar uma nova visita e, nesta segunda vez, levar um arquiteto ou engenheiro de confiança com você para analisar a estrutura do imóvel. A ideia é identificar possíveis problemas estruturais que podem aparecer no futuro. Aproveite para verificar se existem rachaduras nas paredes, se há sinais de mofo e qual o estado da pintura. Cheque se tudo está em ordem e funcionando, se não existem vidros quebrados nas janelas, entre outros pontos. Tudo isso pode impactar não só em obras futuras, mas também na negociação do valor do imóvel.

4 – Luminosidade

Preste atenção na luminosidade do imóvel e qual a sua posição, se face norte ou sul. Isso porque, além de garantir alguns benefícios, como economia de energia e um clima mais agradável dentro do imóvel, a luz do sol ajuda a diminuir a umidade, por exemplo. Se você vive em um local mais frio e úmido isso certamente será ainda mais importante. Saber aproveitar a luz natural dentro de casa valoriza os ambientes e garante mais conforto.

5 – Localização

A localização também é um ponto importante e que precisa ser levado em consideração na hora de escolher o imóvel. Se a ideia é viver no imóvel, analise se o bairro atende todas as suas necessidades, se fica relativamente próximo ou na rota de caminhos que você costuma fazer todos os dias. Essa decisão vai impactar diretamente na sua rotina, pois perder muito tempo no trânsito, por exemplo, pode ser um empecilho no dia a dia. Se o imóvel for um investimento, vale avaliar também possibilidades de valorização do bem, que podem vir por meio da construção de grandes empreendimentos, como shoppings e grandes centros comerciais.

6 – Valor

Coloque todos os itens na balança e avalie o custo-benefício do imóvel, se ele está dentro do orçamento e quais as chances de valorização a longo prazo, caso a ideia seja vender o imóvel em algum momento no futuro. É preciso também avaliar se, em caso de financiamento, as parcelas serão acessíveis e caberão no seu orçamento sem sufoco ou aperto com as finanças.

Está pensando em se mudar e buscando um imóvel na sua região ou em alguma outra da cidade? A Baggio Imóveis é o lugar ideal para você encontrar. Nós temos as melhores opções para quem deseja alugar, comprar ou vender um imóvel. Para conhecer nossas opções de imóveis disponíveis, clique aqui.

Share: