Se essa rua fosse minha: curiosidade sobre a Alameda Presidente Taunay

Conheça algumas curiosidades sobre uma das ruas mais charmosas de Curitiba: a Alameda Presidente Taunay.

Todos os dias, quando transitamos pela cidade em que vivemos, passamos por diferentes ruas, travessas e avenidas. Cada um desses lugares conta uma história e tem suas peculiaridades, mas é difícil ter tempo, na correria do dia, para parar e saber mais sobre os espaços por onde passamos. Por isso, a gente resolveu selecionar algumas ruas da capital paranaense e trazer curiosidades, além de outras informações, sobre elas. Desta vez, a rua escolhida foi a Alameda Presidente Taunay. Se você já passou por essa rua em Curitiba ou está curioso para saber um pouco mais sobre ela, confira o post abaixo. 

A história do Presidente Taunay

Talvez você esteja se perguntando quem foi o Presidente Taunay. A gente conta: foi um membro da monarquia e que viveu de 1843 a 1899. Seu nome na verdade era Alfredo Maria Adriano d’Escragnolle Taunay, ele foi o primeiro e único visconde de Taunay. Embora tenha nascido no Rio de Janeiro, Taunay lutou na Guerra do Paraguai e fez carreira política no sul do Brasil. Ele chegou a ser presidente da provincia do Paraná entre os anos de 1885 e 1886. Nesse período, esteve à frente também da Sociedade Central de Imigração, responsável por promover a chegada dos primeiros imigrantes alemães e italianos ao sul do Brasil. Por essa pequena biografia já dá para notar que ele foi uma figura importante para a história do Paraná e também do Brasil, o que garantiu que uma rua fosse batizada com seu nome.

A Alameda Presidente Taunay

A Alameda Presidente Taunay está localizada na região central de Curitiba. Ela começa na divisa entre os bairros Mercês e Bigorrilho, terminando no Batel. Com aproximadamente 2 quilometros de extensão, a rua concentra prédios residenciais, pequenos centros comerciais, além de bares e restaurantes. Por ser calma e arborizada, vale a pena dar uma volta a pé pela região.

Locais da Alameda Presidente Taunay

Para quem quiser uma sobremesa, dá para aproveita o passeio e comprar um doce na Anne Schuartz, uma loja com diversas opções, que vão de brigadeiros a bolos. A loja fica na Al. Presidente Taunay, 1045, e funciona às segundas-feiras, das 14h às 17h30, de terça a sexta-feira, das 12h às 18h30, e aos sábados das 12h às 18h.

Para quem preferir um jantar, algumas quadras à frente, está localizado o L’Entrecôte de Paris Curitiba, um restaurante inspirado na culinária francesa e que tem no cardápio um prato único: o Entrecôte. Ou seja, um corte especial de carne, preparado pelo chefe, acompanhado de batatas fritas e um molho especial. O restaurante está localizado bem na esquina das ruas Carlos de Carvalho e Presidente Taunay. O restaurante funciona de terça a sexta-feira, das 12h às 15h e das 19h às 23h, aos sábados das 11h30 as 16h e das 19h as 23h, e aos domingo das 11h30 às 15h30.

Já para quem quer curtir a noite em um bar, há o Cosmos G/astrobar. Um local inspirado no universo, que tem como carro-chefe os drinks e um cardápio diverso, que vai de hambúrguer a comida asiática. O bar fica na Alameda Pres. Taunay, 543, e funciona de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h, e às sextas-feiras e sábados, das 18h às 23h.
Gostou de saber algumas curiosidades sobre a Alameda Presidente Taunay? Então acompanhe nossos posts aqui no blog da Baggio Imóveis, vamos sempre trazer informações diferentes sobre as ruas da nossa cidade. Está buscando um espaço para morar na Alameda Presidente Taunay? Nós podemos ajudar a encontrar. Acesse o nosso site: www.baggioimoveis.com.br e confira os imóveis disponíveis.

Share: