5 dicas para deixar seus ambientes mais espaçosos

Para quem está buscando formas de deixar os ambientes da casa mais espaçosos, sem precisar fazer obras, trouxemos dicas que vão ajudar nesta missão.

 

Melhorar a disposição das coisas em casa para deixar os ambientes mais espaçosos e amplos acaba sendo um dilema para muita gente. Nos locais em que a metragem é menor, por exemplo, pensar nisso é algo quase estratégico. Afinal, ninguém gosta de entrar em casa e sentir aquela sensação de aperto. Mas, você sabia que existem alguns truques que podem ajudar a diminuir essa sensação e deixar os ambientes mais espaçosos, mesmo nos casos em que não há de fato tanto espaço assim? Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar a transformar espaços, deixando-os mais espaçosos e também funcionais. 

1 – Aposte em tons claros

Para começar, analise os tons de cores usados nas paredes da sua casa. Como regra, tons claros sempre ajudam a dar uma sensação de amplitude ao ambiente. Por isso, uma ideia é repensar as cores usadas, investindo em tons pastéis ou menos fechados. Isso não significa que o ambiente precisa ser todo branco e sem graça, aproveite para explorar as cores em objetos e acessórios decorativos.

2 – Iluminação faz diferença

A regra de tons claros também funciona para a iluminação, isso porque ambientes com mais claridade passam uma sensação de mais amplitude. Se na sua casa há pouca incidência de luz natural, vale a pena pensar em um projeto de iluminação. Direcionando as luzes para os lugares certos, é possível fazer uma verdadeira transformação no ambiente, deixando-o muito mais amplo.

3 – Espelhos são estratégicos

Os espelhos também são verdadeiros coringas quando o assunto é amplitude. Eles ajudam a fazer um jogo ótico, dando a sensação de que o ambiente é mais espaçoso. A razão disso é simples, o espelho irá refletir o espaço, dando a sensação de que ele tem o dobro do tamanho real. Para dar essa sensação, o ideal é posicioná-lo no fundo do ambiente. Outra dica importante é: quanto menor o espaço, maior pode ser o espelho. 

4 – Móveis sob medida ajudam a ganhar espaço

Móveis planejados fazem toda a diferença quando o assunto é ganhar espaço, pois são projetados justamente para isso. Ou seja, esta é a melhor opção para quem busca aproveitar melhor o espaço. Porém, nem sempre é possível fazer móveis sob medida. Se este for o caso, busque peças maiores, que caibam mais coisas. Dessa forma, não é necessário encher a casa de móveis pequenos, o que aumenta a sensação de que tudo está apertado.

5 – Aposte em uma decoração minimalista

Sabe aquele ditado: menos é mais? Ele encaixa-se perfeitamente neste caso. Portanto, tente não pesar a mão na decoração, pois isso também ajuda a carregar visualmente o ambiente. Uma solução para decorar e manter a sensação de organização e espaço é investir em prateleiras. Se o espaço for muito pequeno, é melhor evitar peças soltas, como mesas de centro e pufês, que podem atrapalhar a circulação e ainda contribuir com a sensação de aperto.


Gostou das nossas dicas e quer ficar por dentro de mais novidades sobre decoração? Clique aqui e acompanhe nosso blog para ler mais conteúdos como este.

Share: