Imóvel parado é dinheiro perdido: entenda como transformar seu imóvel em renda

Um imóvel parado significa dinheiro perdido e também geração de custos. Por isso, manter seu imóvel bem administrado e ocupado é essencial para evitar prejuízos.

Adquirir um imóvel é uma das melhores e mais seguras formas de investir. Porém, deixar o espaço desocupado pode passar de um sonho para um problema. Isso não apenas porque, dessa forma, o proprietário não obtém retorno daquele investimento, mas também porque um imóvel parado traz custos, despesas e até prejuízos ao proprietário. Pensando nisso, neste post trouxemos algumas dicas para você se planejar e manter seu imóvel sempre rendendo.

Imóvel parado gera custos ao proprietário

Independentemente de você ter adquirido um imóvel como bem, para morar, ou como investimento, para alugar, é essencial entender todos os custos que este tipo de bem pode acarretar. Quando o espaço está desocupado, despesas com manutenção, além de taxas mensais, como as de condomínio, ou mesmo IPTU, ficam a cargo do dono do imóvel. Por isso, para evitar prejuízos, tenha sempre em mente – e na ponta do lápis – todos os gastos do imóvel.

Esteja aberto para negociar

A esta altura você já sabe quais são os custos mensais para manter seu imóvel parado e o tamanho do prejuízo que pode ter caso ele permaneça vazio. Portanto, para aumentar as chances do seu imóvel ser alugado, muitas vezes será necessário abrir concessões e negociar valores de aluguel. Dessa forma, você mostra ao interessado que tem interesse em facilitar o processo e fechar negócio. Lembre-se: imóvel alugado é sempre melhor do que imóvel desocupado.

Flexibilidade na renegociação pode ajudar

Busque sempre analisar formas de manter um bom relacionamento com seu inquilino, inclusive nas renegociações, isso sempre irá facilitar o processo de locação. Além disso, ajudará a manter o imóvel alugado por mais tempo. Muitas vezes, vale a pena segurar um pouco algum reajuste do aluguel e manter valores por mais tempo. Por isso, na hora de negociar a locação, faça uma projeção viável e que garanta bons lucros também a longo prazo e também em tempos de crise.

Durante a pandemia, por exemplo, muitos inquilinos precisaram renegociar os valores de aluguel. Em períodos como esse, é importante manter-se aberto e negociar, sempre que possível, para garantir que seu imóvel permaneça ocupado.

Busque quem entende do assunto

Contar com o apoio de quem é especializado nisso pode fazer toda a diferença. Por isso, buscar uma imobiliária, por exemplo, aumenta muito as chances de seu imóvel ser alugado. Além de atuar em todo o processo de locação, desde as visitas ao imóvel até a formalização do contrato em si, a imobiliária ainda faz o papel de dar todo o apoio e suporte tanto ao inquilino, quanto ao proprietário, garantindo que ambos estejam satisfeitos com todo o processo.

Está com um imóvel parado e quer colocar para locação? Nós podemos ajudar você! Nossos consultores são especialistas e estão prontos para administrar todo o processo de locação do seu bem.

Share: