Vai se mudar? Saiba como calcular todos os custos

Se você está planejando se mudar, mas está com medo dos custos ou não sabe quanto irá gastar, nós trouxemos algumas dicas para ajudar a evitar sustos e gastos desnecessários.

Mudar de casa é uma realização, mas que também envolve gastos e planejamento. Para que tudo fique dentro do orçamento, é necessário prever os gastos e saber quanto custa, em média, cada etapa da mudança. São diversos detalhes que podem e devem ser planejados para evitar dor de cabeça. Quer fazer sua mudança com tranquilidade e sem gastar mais do que deve? Confira as dicas que separamos abaixo!

Taxas de mudança

Se você mora em apartamento, precisa levar em consideração as taxas de mudança. A maioria dos condomínios tem em suas convenções uma taxa de mudança pré-estabelecida tanto para quem entra, quanto para quem sai. Esta taxa é cobrada para cobrir possíveis gastos que o condomínio possa vir a ter, como necessidade de limpeza extra, conserto de algo que possa vir a ser danificado etc. Portanto, informe-se sobre os valores de saída e entrada para ajudar na previsão dos gastos.

Organização dos itens da mudança

Existem duas formas de organizar os itens pessoais antes da mudança: por meio da contratação de uma equipe especializada, que irá embalar tudo para você, ou você mesmo fazer isso. Optar por uma empresa para isso pode ser positivo se você não tiver tempo de organizar tudo, mas também terá um custo maior. Se essa for uma necessidade, busque orçamentos de empresas diferentes antes de decidir qual escolher. E se o dinheiro estiver curto, programe-se para você mesmo encaixotar as coisas, porque isso vai ajudar a economizar.

Transporte da mudança

Deste item não há como fugir, algumas coisas necessariamente precisam ser transportadas por um caminhão, como grandes eletrodomésticos, móveis e colchões. Por isso, separe no orçamento o valor para isso. O custo do transporte, em geral, costuma variar de acordo com a quantidade e tipos de itens a serem transportados. Mais uma vez, o ideal é pesquisar. Não feche com o primeiro que encontrar, busque orçamentos diferentes para poder ter base de comparação – e até barganhar descontos. Além disso, leve em consideração o histórico da empresa, procure por comentários de clientes na internet para saber como é o trabalho. Lembre-se que são os seus pertences ali.

Gastos com manutenção

Outro gasto que é preciso prever é o de manutenção. Seja no imóvel que você está saindo, seja no que está entrando, provavelmente terá algum reparo para fazer, mesmo que pequeno. A pintura, por exemplo, é um item essencial. Em geral, os apartamentos são pintados e prontos para o novo inquilino morar, mas se você desejar fazer alguma mudança nas cores, por exemplo, terá que prever mais este gasto. Além disso, analise a necessidade de outros tipos de manutenção. Se vai precisar instalar ou trocar algum item básico, elétrico ou hidráulico. Dependendo do caso, isso pode ser negociado com o proprietário do imóvel, busque essas informações com a imobiliária que está fazendo a intermediação.

Móveis e decoração

Se você está de mudança para um lugar maior, talvez seja necessário adquirir novos itens. Armários, estantes ou outros móveis precisam entrar no orçamento da mudança. Além disso, tente estabelecer um limite aceitável dentro dos gastos para compras de itens decorativos para a nova casa. É normal se empolgar e querer comprar muitas coisas, mas tenha cuidado para isso não exceder o orçamento disponível. Tente decorar aos poucos, comprando um pouco a cada mês para não pesar. Você terá custos fixos na mudança dos quais não é possível fugir, portanto, tudo que for opcional, pode esperar um pouquinho, né?

Mudar de casa é muito legal, mas precisa de planejamento. Coloque na ponta do lápis cada um destes itens que citamos aqui e você conseguirá ter uma boa noção de quanto do orçamento vai precisar dedicar à mudança. Se você ainda está buscando o imóvel certo, a Baggio Imóveis é o lugar ideal para encontrar. Nós temos as melhores opções para quem deseja alugar, comprar ou vender um imóvel. Para conhecer nossas opções de imóveis disponíveis, clique aqui.

Share: