Idoso em casa: confira alguns cuidados para prevenir acidentes domésticos

Acidentes domésticos podem acontecer. Mas, muitas vezes, eles poderiam ser evitados com atitudes simples. Saiba quais cuidados tomar para prevenir acidentes que podem ser graves. 

A casa da gente costuma ser sinônimo de segurança, mas, por vezes, objetos que parecem inofensivos podem oferecer riscos de acidentes domésticos. Especialmente para quem mora com idosos e com crianças, redobrar os cuidados, por meio de atitudes simples, pode ajudar a evitar incidentes capazes de acarretar verdadeiros perigos à saúde. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para ajudar na prevenção. Confira abaixo.

Cuidado com o piso

Um piso escorregadio pode oferecer muitos riscos. Com o passar dos anos, o risco de queda aumenta. A diminuição da força muscular, da flexibilidade e do equilíbrio faz com que os idosos corram mais chance de cair. Há estudos que mostram, inclusive, que a queda é a principal causa de acidentes envolvendo pessoas idosas. Lembrando que uma queda para uma pessoa jovem pode não trazer problemas, mas para um idoso pode ocasionar lesões e fraturas ósseas mais graves. Por isso, redobre a atenção com pisos molhados e escorregadios. Se o piso for de taco, certifique-se de que todos estão bem encaixados e colados. Uma peça fora do lugar é suficiente para alguém tropeçar.

Iluminação em dia

Outro fator que pode ocasionar uma queda é a má iluminação de um ambiente da casa. A maioria das quedas ocorre mesmo dentro de casa e são ocasionadas por questões corriqueiras. Uma simples troca de lâmpadas pode ajudar a evitar um grande perigo. Escadas, por exemplo, devem sempre estar com a iluminação em dia. Além disso, os interruptores devem estar localizados em pontos estratégicos e de fácil acesso.

Redobre o cuidado com tapetes

O ideal é banir os tapetes dos ambientes, porque eles são grandes causadores de quedas. Tapetes irregulares ou com pontas levantadas podem facilmente fazer alguém cair. Se não for possível dispensar os tapetes, procure escolher os que são antiderrapantes, existe uma grande variedade deles, para todos os gostos, no mercado.

Banheiro adaptado

Muitos acidentes com idosos ocorrem no banheiro. Por conta da água, costuma ser escorregadio. Por isso, devem ser instaladas barras de apoio em lugares estratégicos, por exemplo dentro do box e próximo ao acento sanitário. Para os idosos com maior dificuldade de locomoção talvez seja o caso de utilizar a cadeira de banho, um objeto específico que pode ajudar a evitar acidentes.

Olha o degrau

Se existem degraus na casa eles devem contar com fitas antiderrapantes e corrimão. Além disso, deixe as escadas o mais livre possível, nada de colocar objetos decorativos nos cantos. Evite passar produtos como ceras ou outros que deixam os degraus lisos, uma queda na escada pode ser algo bastante grave.

Outra dica é tentar ao máximo manter a saúde em dia com uma rotina de exercícios físicos, orientados por um profissional especializado, e alimentação saudável. Esses são cuidados fundamentais e que ajudam a diminuir as chances de agravamento no caso de acidentes.

Essas são algumas dicas que podem ajudar a evitar acidentes, além de melhorar a qualidade de vida dos idosos dentro de casa. Gostou e quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Confira as notícias em nosso blog.

Está em busca de um imóvel para alugar, comprar ou vender? A Baggio Imóveis tem as melhores opções, acesse o nosso site: www.baggioimoveis.com.br e escolha o que mais combina com você.

Share: