Confira o que você precisa saber antes de se mudar para um condomínio

Antes de mudar para um condomínio, é essencial saber algumas informações sobre o espaço para não ter surpresas depois. Saiba neste artigo quais informações são importantes.

Imagine que situação desagradável: você resolve se mudar após comprar ou alugar um imóvel em um condomínio, mas, sem saber as regras dele, descobre que não são permitidos animais de estimação. O que fazer com o seu bichinho? Vai ser um grande desgaste, com certeza. Para evitar situações desagradáveis em relação ao regimento interno do local para onde você está pretendendo se mudar, é bom informar-se sobre alguns itens e evitar problemas como esse do exemplo.

Veja abaixo o que saber antes de tomar uma decisão e escolher seu novo lar:

Regras para a mudança

Todos os condomínios possuem em seu regimento regras em relação à mudança. Por isso, é bom pedir informações ao síndico sobre os dias e horários permitidos, além da forma de agendar sua mudança. É importante saber se a transportadora pode estacionar o veículo na garagem do prédio, por exemplo, ou como é a melhor forma de descarregar sua mudança.

Animais de estimação: bem-vindos ou não?

O exemplo utilizado no começo do texto pode ser algo mais comum do que se imagina. Embora, sejam poucos os espaços que hoje não aceitam animais de estimação visto que muita gente tem bichinhos e é assegurado por lei o direito de ter um animal. Por isso, dificilmente haverá algo tão rígido que proíba a presença dos pets, mas certamente existirão regras sobre a circulação deles dentro do espaço comum. É importante saber se é preciso ficar com ele no colo ao utilizar o elevador, por exemplo, ou se é necessário o uso de focinheiras e se o trânsito nos espaços comuns é liberado para eles.

Uso da garagem

Alguns condomínios possuem regras bastante específicas em relação ao uso de garagem, especialmente no caso de vagas compartilhadas. Procure saber como funciona essa dinâmica para decidir se atende ou não a sua expectativa. Alguns condomínios reservam também algumas vagas para visitantes, portanto é interessante saber se há essa possibilidade também ou não. Além disso, para quem tem mais de um carro, mas possui apenas uma vaga, é importante entender se é possível alugar garagens que porventura estejam vazias e o que diz o regimento interno sobre isso.

Utilização das áreas comuns

Muitos condomínios atualmente possuem diversas áreas comuns que vão desde churrasqueiras, salão de festas e jogos, até piscinas, saunas, academia e bosques. Para que tudo funcione de forma harmoniosa entre os condôminos, existem regras bastante específicas em relação a cada um desses espaços. Procure saber quais são elas, estar informado é sempre a melhor opção.

Regras para realização de obras

Ao se mudar para um novo espaço, é comum querer fazer uma ou outra obra para adequar os espaços às suas necessidades. Mas, esse pode ser um ponto sensível dentro das regras do condomínio. Verifique quais são as diretrizes para realização de obras, como dias e horários permitidos, afinal, dependendo do caso, o barulho excessivo pode incomodar outros moradores. Em alguns casos, é necessário pedir autorização ao síndico, que irá comunicar aos demais moradores para que todos já estejam preparados. Além disso, fique atento às modificações que irá fazer, coisas que alteram a fachada e descaracterizam o condomínio podem não ser permitidas, isso inclui até portas de entrada e instalação de ar-condicionado. Se o imóvel for alugado, a atenção é redobrada e toda alteração deve ser comunicada e autorizada pelo proprietário.

Com essas dicas em mãos, é hora de buscar o imóvel ideal para você e nessa tarefa a Baggio Imóveis é especialista. Se ainda está com dúvidas sobre este tema, nós podemos ajudar. Entre em contato conosco!

Está buscando um imóvel para alugar ou comprar? Clique aqui e encontre a opção perfeita para você.

Share: