5 Dicas para quem quer morar sozinho

Morar sozinho está nos seus planos? Então confira essas dicas essenciais para realizar este sonho com tranquilidade e de forma bem planejada.

Para muita gente, ter uma casa só sua é um sonho de independência e liberdade. Mas, para que essa experiência seja realmente de liberdade, é preciso se organizar. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para quem pretende tirar este plano do papel em breve.

Confira abaixo 5 pontos essenciais para que você possa dar esse passo com segurança:

1 – Organize a sua vida financeira

Primeiro de tudo, é preciso ter consciência de que ao assumir o compromisso de morar sozinho você terá que organizar bem sua vida financeira para não passar nenhum aperto. Afinal, isso ninguém quer, né? Por isso, é importante ter o controle dos gastos, saber para onde vai cada parte do seu dinheiro e gastar de forma consciente. Portanto, o ideal é fazer uma reserva financeira. Se isso não for possível, seja criterioso com os gastos para não desperdiçar em coisas não tão importantes. Uma dica é organizar em uma planilha todos os gastos para saber bem quanto do seu orçamento ficará comprometido com coisas da casa todo mês.

2 – Pesquise opções de imóveis

Há quem acredite que comprar um imóvel é melhor e há quem prefira alugar. Essa decisão vai depender muito do que você pretende. Por isso, é importante avaliar quais são seus planos em relação ao futuro e aí partir para a busca de um imóvel. Selecione opções em locais estratégicos para você, próximo ao trabalho ou de formas fáceis de se locomover, especialmente se você não tiver um veículo próprio. Visite os imóveis e pesquise sobre o bairro para estar por dentro das vantagens e desvantagens. Isso tudo vai ajudar você a tomar uma decisão consciente, evitando surpresas desagradáveis no futuro.

3 – Faça um levantamento de gastos

Com a sua vida financeira organizada e o imóvel escolhido, faça uma estimativa de gastos mensais. Prevendo custos fixos e também variáveis – quanto você vai gastar com internet, luz, gás. Claro que alguns gastos são difíceis de prever com exatidão, mas fazer cálculos aproximados pode ajudar a ter uma ideia dos seus custos.

4 – Estabeleça uma rotina de limpeza da casa

Para quem vai morar sozinho pela primeira vez, esse pode ser um dos itens mais difíceis. Lembre-se, agora é você quem precisa dar conta de todas as funções domésticas da casa. Portanto, é legal se organizar para que a bagunça e a sujeira não acabem se acumulando. Depois, será mais difícil colocar tudo em ordem. É importante ter consciência disso para não deixar as coisas saírem do controle.

5 – Tenha sempre uma reserva de emergência

Muitas vezes o orçamento de quem vai morar sozinho pela primeira vez é apertado e fazer uma reserva pode ser algo difícil. Mas, sempre que for possível, tente guardar um pouco de dinheiro. Afinal, emergências acontecem, você nunca sabe quando algo vai precisar ser trocado ou reparado. Por isso, estar preparado para as emergências é muito importante. Morar sozinho é um passo importantíssimo na vida de qualquer pessoa e contar com uma imobiliária de confiança torna todo o processo mais tranquilo e seguro. Na Baggio Imóveis, nossos corretores e consultores estão preparados para atender da maneira que for mais conveniente para você. Nós temos as melhores opções para quem deseja alugar, comprar ou vender um imóvel. Para conhecer nossas opções de imóveis disponíveis, clique aqui.

Share: