Apartamento ou casa: qual a melhor opção para você?

Conheça os prós e contras de cada um e escolha o que mais se encaixa no seu perfil.

A decisão de escolher um lugar para morar pode ser difícil e conflitante. Isso porque envolve fatores como dinheiro, planejamento, conforto e segurança. O peso da escolha certa é grande e errar, na maioria das vezes, não pode ser uma opção. Decidir entre apartamento ou caso vai depender muito do seu estilo de vida e do que você considera essencial.

Independente do tipo do imóvel, cada um tem seus pontos positivos e negativos. Tudo vai depender das suas necessidades e expectativas. Pensando nisso, criamos uma lista de prós e contras de cada um deles para ajudar você na decisão. Confira:

Casa: conheça as vantagens

1 – Mais espaço externo

Uma das principais vantagens de optar pela casa é o espaço físico. Em geral, casas e sobrados contam com uma área de quintal, mesmo que pequena. Isso, para quem tem filhos, por exemplo, pode ser muito importante. Claro que muitos condomínios contam com áreas de lazer, mas é necessário contar com a supervisão de um adulto. Em um quintal seu filho pode brincar com liberdade sem que você precise ficar o tempo todo supervisionando.

2 – Privacidade e liberdade

A privacidade e a liberdade também são vantagens ao se optar por uma casa. Você não vai precisar se incomodar, por exemplo, com barulhos vindos do seu vizinho de cima e também com o seu próprio barulho. Claro, mesmo em uma casa é preciso ter bom senso e respeitar alguns limites de horário para não atrapalhar a vizinhança, mas, em geral, morando em uma casa a liberdade costuma ser bem maior em relação a isso.

3 – Ambiente mais versátil

A casa oferece muito mais versatilidade para a mudança de ambientes e adaptações. Aumentam as chances de você conseguir conciliar os espaços para viver e trabalhar sem perder conforto, por exemplo.

4 – Garagem só para você

Atualmente, um dos grandes problemas dos prédios e condomínios está relacionado às garagens. Isso porque as pessoas costumam ter mais de um carro e o espaço reduzido dos condomínios acaba não sendo suficiente para que todos acomodem seus carros. Além disso, há o problema de vagas trancadas, em que é necessário dividir o espaço com vizinhos. Em uma casa o espaço de garagem costuma ser maior e comportar mais de um carro. Além de dar liberdade de estacionar como bem quiser.

Casa: confira as desvantagens

1 – Segurança

Essa é a principal desvantagem. Ao optar por uma casa, você não conta com os aparatos de segurança que os condomínios possuem, como câmeras e monitoramento 24 horas. Isso faz com que as casas estejam mais vulneráveis em relação à segurança.

2 – Manutenção e custos

Uma casa exige manutenção frequente, seja para manter o jardim em ordem ou a área externa limpa e organizada. Você vai precisar dedicar tempo e orçamento para essas tarefas. Além disso, há também um aumento nos custos com água e outras taxas que em condomínios costumam ser rateadas entre todos os condôminos.

Apartamento: entenda as vantagens

1 – Segurança

Se a maior desvantagem de morar em uma casa é justamente a segurança, em um apartamento esse é o item mais vantajoso. Poder contar com portaria, sistema de segurança e câmeras, monitoramento 24 horas, entre outras coisas, não só aumenta a sensação de segurança, como reduz as vulnerabilidades.

2 – Infraestrutura

Atualmente, os condomínios contam com uma infraestrutura robusta que pode contar até com pequenos mercados localizados dentro das áreas comuns. Toda essa estrutura garante conforto e agilidade para a vida dos moradores, que não precisam se deslocar se desejarem fazer academia, levar os filhos para passear ou mesmo fazer compras.

3 – Economia

O rateio de custos pode trazer economia, se compararmos com as demandas de uma casa. Se o condomínio contar com uma academia, por exemplo, esse será um custo a menos que você terá.

Apartamento: as desvantagens

1 – Menos privacidade

Ao optar por um apartamento você perderá no item privacidade. Isso porque esse tipo de imóvel conta com menos espaço privativo. Ou seja, você terá apenas a área do seu apartamento só para si, já que as áreas externas são totalmente compartilhadas.

2 – Convivência próxima com vizinhos

Para alguns, a convivência com vizinhos pode ser um problema grande, especialmente se você tem mais dificuldade com os limites que esse tipo de convivência impõe. Conviver com vizinhos nem sempre é fácil e há quem não consiga se adaptar com a falta de privacidade.

3 – Regras mais severas

Para que a vida em condomínio seja harmoniosa, esses espaços precisam ter regimentos com regras mais severas. Regras essas que são passíveis de multas e outras punições quando não são cumpridas. Por isso, é preciso conhecer bem o que diz a convenção do prédio para evitar transtornos depois.

E então, conseguiu decidir o que mais se encaixa no seu perfil e estilo de vida? Independentemente de você buscar por um apartamento, casa ou sobrado, a Baggio Imóveis tem as melhores opções para você. Para conferir, acesse o nosso site: www.baggioimoveis.com.br.

Share: