5 tendências de tecnologia no mercado imobiliário em 2021

A pandemia acelerou diversos processos tecnológicos dentro do mercado imobiliário. Confira neste artigo cinco tendências nesta área para o próximo ano.

Todo mundo sentiu na pele os efeitos da pandemia causada pela Covid-19 e com o setor imobiliário não foi diferente. No início de 2020, tudo indicava que seria um ano de muito crescimento para o setor. Embora não tenha crescido o que se imaginava, o cenário também não foi de todo ruim para o segmento. Com a baixa da taxa Selic, quem tinha condições aproveitou para investir em um imóvel.

Além disso, o setor, que já vinha investindo em tecnologia, precisou agilizar ainda mais essa transformação digital para garantir menor impacto nas vendas e negócios de forma geral. Algumas tendências vieram para ficar e devem se solidificar em 2021.

Confira 5 tendências de tecnologia no mercado imobiliário em 2021

1 – Uso de dispositivos de realidade virtual

A adoção de tecnologias inovadoras certamente foi um dos pontos principais em 2020 e deve se consolidar em 2021. Entre elas, o uso de dispositivos de realidade virtual é um dos principais. Com o isolamento social, muita gente não pode ou optou por fazer visitas em imóveis de forma on-line, por meio dessas ferramentas. Esse tipo de solução traz benefícios para os clientes, que não precisam se deslocar, economizando tempo e recursos, e também para as incorporadoras e imobiliárias, que podem atender a um número maior de pessoas.

2 – Processo todo feito on-line

Outra tendência que deve ganhar ainda mais força é a de adoção de processos feitos inteiramente on-line. Desde a visita até assinatura de contratos, tudo deve ser feito de forma remota. A simplificação de processos que costumavam ser mais burocráticos é um dos grandes avanços para o setor.

3 – Assinatura digital

A assinatura digital é um dos grandes exemplos do item acima. Se antes era necessário se deslocar até o cartório para fazer a assinatura de um contrato, com a assinatura digital é possível realizar tudo de forma remota. Além de facilitar para ambas as partes, por meio dessa tecnologia é possível reduzir significativamente o tempo de assinatura de um contrato. Se antes o tempo de assinatura era de 15 dias, com a assinatura digital passou para um.

4 – Fechadura digital

Uma das grandes questões para as imobiliárias é o manejo de chaves. Para realizar visitas presenciais, é preciso que o interessado vá até a imobiliária para buscar a chave e depois retorne para entregá-la. Todo esse processo, além de demandar tempo, também acaba sendo custoso para as imobiliárias já que as chaves podem ser perdidas ou extraviadas. Por isso, uma das apostas é uso de fechaduras digitais. Por meio delas, as chaves físicas são totalmente dispensáveis, pois o acesso ao imóvel é feito por meio de códigos ou com acionamento e abertura da porta via smartphone.

5 – Fortalecimento das construtechs e proptechs

O desenvolvimento de novas tecnologias é feito especialmente por empresas que são totalmente focadas nessa área, as chamadas construtechs e proptechs. Essas empresas buscam encontrar soluções inovadoras para empresas, construtoras, investidores e também para o público final. Em 2021, esse ecossistema deve ficar ainda mais fortalecido, visto que a demanda do mercado e dos consumidores deve aumentar bastante neste sentido.

A Baggio Imóveis está de olho nas inovações do mercado imobiliário e busca sempre manter-se inovadora para garantir as melhores experiências para nossos clientes, parceiros e colaboradores. Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais notícias sobre o mercado imobiliário clique aqui.

Está em busca de um imóvel para alugar, comprar ou vender? A Baggio Imóveis tem as melhores opções, acesso nosso site: https://www.baggioimoveis.com.br/

Share: