Melhores Lugares para Morar: As características do Bairro Portão

Conhecido por ser um bairro predominantemente residencial, o Portão é uma ótima opção para famílias que buscam conforto, mas que também prezam pelo lazer e facilidade de acesso a shoppings, mercados, museus e mais! Quer saber mais um pouco sobre ele? Continue lendo esse artigo!

História do bairro Portão

Antigamente, o bairro Portão era um ponto de encontro entre lavradores e tropeiros. Tais encontros eventualmente resultavam em brigas e discussões, mostrando ser necessário a instalação de um posto de controle no local, esse posto era conhecido por ter um grande portão, e o nome acabou perpetuando-se até os dias atuais!

Bairros próximos

Alguns dos bairros próximos ao Portão são: Fazendinha, Vila Izabel, Água Verde, Novo Mundo e Santa Quitéria. O bairro conta ainda com o Terminal do Portão, que faz conexão com outros terminais de Curitiba – Fazendinha, Pinheirinho, Campina do Siqueira – e possui acesso fácil a algumas das principais faculdades da capital – PUCPR, UFPR, Unicuritiba – sendo assim uma ótima opção para quem utiliza bastante esse meio de transporte.

Atrativos do bairro

O Portão é um bairro calmo e familiar, possui comércio próprio, facilitando assim a compra de quase tudo que você precisa sem a necessidade de se deslocar para o Centro, por exemplo. Além de contar com os seguintes atrativos:

Espaço Portão Cultural

Essa estrutura conta com diversas atrações: o Cine Guarani, o Museu Municipal de Arte (Muma), o Centro de Arte Digital e mais. Uma ótima opção de passeio com a família para prestigiar artistas e a história local!

Sesc Portão

O Sesc está presente em todo o Brasil, oferecendo cultura e lazer acessíveis para todos. Cada unidade busca trazer atividades e atrações que atendam à demanda de seu público! O Portão conta com uma sede do Sesc que possui sala de informática, sala de dança, jogos de salão, aulas de instrumentos musicais e outros.

Shopping Palladium

Na sua época de construção, o Shopping Palladium chamou atenção por ser o maior da América Latina. Com uma arquitetura moderna e um amplo espaço com diversas lojas e opções gastronômicas, é um dos shoppings preferidos dos curitibanos! Localizado bem ao lado do Terminal do Portão, o acesso ao shopping é fácil.

Paróquia Senhor Bom Jesus

O início da construção da “Igreja do Portão” foi em 1916, e até hoje ela permanece como uma das mais populares de Curitiba. Tendo sido restaurada para preservar sua beleza histórica, essa paróquia atrai diversos fiéis e foi uma peça fundamental para a melhoria da educação na região, sendo inspiração para a construção do colégio Bagozzi, que localiza-se bem ao lado dela.

Hospital IPO

Referência em tratamentos do ouvido, nariz e garganta, o Hospital IPO é um grande atrativo do bairro, além de contar com uma estrutura de última geração para cuidar de todas as faixas etárias, ele também conta com um plantão 24 horas para eventuais emergências, trazendo conforto e praticidade para as famílias que moram na região.

Shopping Ventura

Localizado em frente ao Shopping Palladium, o Shopping Ventura é conhecido por sua gama de lojas populares e de confecções menores. Antigo Shopping Total, agora o espaço foi totalmente reformado e conta com uma praça de alimentação nova e lojas mais econômicas.

Drive-in Burger

Sendo uma das lanchonetes mais tradicionais da região, a Drive-in Burger oferece a experiência de uma lanchonete americana, mas com uma comida artesanal. Hambúrgueres, sanduíches gourmet, pratos executivos, sorvetes e sucos são algumas das opções encontradas no local. Perfeito para um jantar em família.

Que tal conhecer o Portão?

Com todos esses atrativos e comodidades, o Portão destaca-se por ser um bairro tranquilo e aconchegante. Consulte nossas opções de imóveis disponíveis e agende sua visita!

Share: