4 dicas de como calcular aluguel do seu imóvel

Certamente quem tem uma casa, apartamento ou ponto comercial disponível, pensa em faturar uma renda extra com ele. Mas para quem ainda é novo no mercado, um dos maiores desafios é saber como calcular o aluguel do imóvel.

Neste artigo levantamos algumas dicas indispensáveis na hora de precificar uma propriedade para locação. Boa leitura!

Como não errar ao calcular o aluguel 

Há um risco para quem não sabe como calcular o aluguel de um imóvel. Ter um valor equivocado no cálculo pode resultar em um negócio de baixo rendimento ou ficar sem um locador por muito tempo. Para não sair no prejuízo e nem definir um preço alto e pouco atrativo, existem algumas dicas que te auxiliam nesse processo. Confira!

1. Calcule o percentual sobre o valor do imóvel

O primeiro passo para calcular o aluguel é usar um percentual sobre o valor do imóvel. Uma das regras mais utilizadas é aplicar o valor entre 0.4% e 1% ao mês sobre o preço de mercado da propriedade.

Entretanto, vale lembrar que existem outras variáveis que compõem o cálculo do aluguel, como os demais itens que também citaremos a seguir.

2. Compare com imóveis similares

A comparação é uma das melhores formas de calcular o aluguel do seu imóvel. Busque residências ou pontos comerciais que tenham as mesmas características que o seu. Quanto mais parecido, mais fácil você chegará ao valor justo.

3. Avalie a estrutura oferecida 

Entre os critérios para o cálculo do valor do aluguel está a estrutura que você está oferecendo para o locador. Você pode se fazer algumas perguntas:

  • Como está a conservação do imóvel? 
  • A manutenção está dia? 
  • Possui mobília? 

Estes e muitos outros questionamentos devem ser levantados na hora de precificar a locação. 

Além disso, a estrutura do condomínio oferecida e a localização do imóvel também são critérios que valorizam ou reduzem o preço do aluguel. Em síntese, você deve levar em consideração todo e qualquer detalhe que compõem as características da propriedade em questão.

4. Consulte uma imobiliária para uma avaliação

Nada melhor do que ter a ajuda de quem entende do assunto. Certamente, para evitar dores de cabeça e fugir de toda a burocracia de colocar um imóvel para alugar, a melhor alternativa é contratar uma imobiliária. Além disso, o serviço te dá toda a segurança de que não haverá risco de inadimplência por parte do locatário. 

Outra vantagem é que uma imobiliária tem expertise de mercado, sabendo divulgar o seu imóvel para o público certo, além de saber exatamente quem tem o perfil adequado para cada propriedade disponível, garantindo mais sucesso no negócio. 

A Baggio Imóveis pode te ajudar neste desafio. Há mais de 30 anos no mercado imobiliário, nós garantimos a total segurança do seu imóvel, seja residencial ou comercial, para alugar, comprar ou vender. 

Certamente seu negócio estará nas mãos de quem se importa em encontrar a melhor opção para você e sua família, gerando resultados com muita qualidade e rapidez.

 

Share: