Como escolher um ponto comercial para o seu negócio?

Para empreender você precisa estar de olho nos detalhes. Neste tipo de iniciativa, é necessário encarar uma série de processos antes de formalizar o negócio. Mas o primeiro passo é saber como escolher o ponto comercial apropriado para a sua proposta.

Pense que não há uma formula que determine com precisão o melhor ponto comercial para o seu negócio, mas é interessante ficar atento aos aspectos que podem mudar significativamente o seu comércio.

Então se você está pensando em empreender e montar o seu negócio, faça essas perguntas antes de escolher o ponto para a sua empresa, e veja a melhor maneira de investir sem erro:

Ponto comercial à venda ou para alugar?

Escolher entre um ponto comercial para alugar ou comprar é uma questão que exige uma atenção especial. Independentemente do tipo de imóvel desejado, você vai se deparar com um financiamento longo, caro e que poderá pesar bastante no seu orçamento, principalmente se sua empresa estiver a pouco tempo no mercado.

Portanto, se você está iniciando um negócio, o melhor é encontrar um ponto comercial para alugar. Pois de uma maneira menos burocrática, o aluguel permitirá que você estabeleça sua empresa antes de dar um próximo passo que é ter o seu ponto próprio.

Se você é um empreendedor de primeira viagem, é natural que cometa alguns erros. E  entre eles a pode estar a escolha do ponto comercial. Justamente por isso seria melhor um aluguel, pois tem a possibilidade de rescindir o contrato e procurar outro imóvel que se encaixe melhor em suas necessidades.

Mas se o seu negócio já está estabilizado e você já sabe qual a melhor localização para ele, pode começar a procurar por pontos comerciais à venda.

Como escolher o ponto comercial? Qual a melhor localização?

Não existe uma forma de dizer com certeza qual a melhor localização para o seu imóvel. Essa é uma decisão que você deve tomar de acordo com as necessidades e com o posicionamento estratégico do seu negócio. Ou seja, esteja aonde o seu público está.

Por exemplo, para uma empresa com um segmento mais popular, o melhor ponto deve estar em bairros com esse perfil, ou em locais mais movimentados no centro da cidade. Estar próximo de rotas de transporte público também ajudará.

Entretanto se ele está voltado para um lado mais “premium”, a localização ideal é diferente. Em casos assim, é importante que esteja em um bairro nobre. Ou ainda em um local com circulação de pessoas de alto poder aquisitivo, como em condomínios ou shoppings. E vale a pena investir ainda em um local diferenciado, elegante e com estacionamento privado.

E se você tiver um bom orçamento, uma loja dentro do shopping mesmo pode também ser uma boa opção. O custo é um pouco mais alto, mas o fluxo de pessoas tende a ser maior e você conta ainda com mais segurança para seu ponto comercial.

Quanto eu devo gastar?

Mais uma vez, não é possível dizer de maneira exata qual a quantia ideal para investir na compra ou aluguel do seu ponto comercial.

Mas podemos usar um bom exemplo para isso: as franquias. Nesses casos é aconselhado que não comprometa mais de 15% do faturamento. Dependendo do seu negócio, essa porcentagem pode cair para 7%.

Independente do ramo e do posicionamento de sua empresa, obedeça sempre o seu orçamento. Se sua empresa é jovem, comece alugando um imóvel pequeno e à medida que o negócio cresce, você vai expandindo.

Portanto e você pretende montar um negócio premium, saiba que o ponto não vai ser muito barato. É comum pontos comerciais em bairros nobres terem um preço acima da média.

No que devo prestar atenção ao procurar lojas para alugar ou vender?

A procura pelo ponto comercial perfeito é bastante longa . Lembre-se que encontrar o local ideal é crucial pra o desenvolvimento do seu negócio, principalmente nos primeiros meses. E há alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora da escolha:

O estado das paredes: Fique atento se a paredes estão em boas condições. Se estiverem mofadas ou com a pintura descascada podem significar problemas de infiltração. E isso poderá causar despesas e problemas futuros. Por isso, tente ao máximo fugir dessa situação.

Os arredores: Se o ponto for dentro de um shopping ou pela região observe com atenção os estabelecimentos ao redor. Seu público circula por ali? As lojas próximas podem ser suas concorrentes?

Pontos comerciais vazios nas redondezas: Perceba como está o movimento nas lojas vizinhas, se houver muitas vazias para alugar na redondeza, é um sinal. Pode significar que esse não é um bom ponto para o seu comércio.

A segurança: Verifique se o imóvel possui sensores de segurança, câmeras e alarme, isso é importante para mantê-lo seguro. E, além disso, procure um imóvel em uma rua bem iluminada para o bem dos clientes e dos próprios funcionários.

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