Imóvel mobiliado: vantagens e desvantagens de alugar

Trocar de imóvel é uma decisão que representa uma nova etapa de sua vida. Mas existem alguns pontos que devem ser levados em consideração antes de fechar o negócio. Além de decidir se irá para uma casa ou apartamento, é preciso analisar também se realmente vale a pena se mudar para um imóvel já mobiliado.

Aparentemente uma casa mobiliada facilita sua vida, porém esse tipo de imóvel vem com mais responsabilidades em seu contrato, além uma vistoria mais rigorosa para verificar o estado dos móveis.

Vantagens de alugar um imóvel mobiliado

1- Economia de tempo e dinheiro

Se optar por um imóvel mobiliado, consequentemente não irá se preocupar com tempo e dinheiro para compra de novos móveis, e também não terá que arcar com custos de frete para o novo endereço. E se você é daqueles que não liga muito para decoração ou não tem muito tempo para isso, uma casa mobiliada é a solução perfeita. Já que não vai precisar ir a lojas procurar artigos decorativos.

2- Tudo perfeitamente no lugar    

Outra coisa que você também pode ficar despreocupado é com a disposição de móveis e as cores da parede. Um imóvel mobiliado já tem tudo perfeitamente no lugar, você só precisa organizar os seus pertences e se adaptar ao espaço. Nesse caso, as mobílias já vem organizadas conforme o espaço disponível dentro do imóvel.

3- Tempo de aluguel

Muitas vezes, o aluguel é apenas uma opção temporária, para dar conta de alguma situação a curto prazo, por exemplo. Portanto a escolha de um imóvel mobiliado pode trazer ainda mais economias, pois você não terá que se preocupar com o leva e traz de móveis mais uma vez na próxima mudança.

4- Facilidade para o primeiro aluguel

Aos que estão indo morar sozinhos pela primeira vez, essa pode ser a solução mais válida. Pois o jovem quando vai sair da casa dos pais pela primeira vez, não possui itens como fogão, geladeira ou sofá por exemplo. Muitos ainda estão se adaptando com a ideia de morar longe dos pais, por isso procurar um apartamento mobiliado pode facilitar bastante esse processo de adaptação.

Desvantagens de alugar um imóvel mobiliado

1- Situação de toda a mobília

O estado de conservação dos móveis precisa ser verificado cautelosamente. Pois em uma casa alugada, podem ter passado diversos moradores ao longo dos anos, e isso significa que os móveis já foram usados anteriormente e podem não estar nas melhores condições. Por isso faça uma boa vistoria antes de realizar a mudança, assim você já evita problemas futuros com o proprietário.

2- Estilo de decoração alheio

Para aqueles que pretendem ficar bastante tempo no imóvel alugado, uma residência mobiliada talvez não seja a melhor solução. Como essa será a sua casa por um longo período, pode ser que você não se sinta muito à vontade com a decoração. Afinal o antigo proprietário pode ter gostos totalmente diferentes dos seus e isso pode lhe gerar um certo incômodo.

3- Responsabilidade extra

Alugar um imóvel completo lhe traz algumas responsabilidades extras. E isso acontece porque os móveis, os eletrônicos e os eletrodomésticos devem ser cuidados como se fossem seus, lembrando sempre que outros moradores virão depois da sua saída. Dessa forma, tome cuidado e mantenha todos os itens em perfeito estado desde o primeiro momento em que se mudar.

4- Bagagem antiga

Se você já possui parte dos itens para a montagem de uma casa nova, a ideia de se desfazer deles pode parecer interessante em um primeiro momento. Mas caso surgir oportunidade de mudança para um imóvel vazio, por exemplo, você poderá se arrepender quando perceber que terá que recomeçar do zero.

Share: