Bairro Vila Izabel: A mistura perfeita entre modernidade e qualidade de vida

Antigamente, a região do bairro Vila Izabel era uma mata frequentada por caçadores e pescadores. Com o passar do tempo, o local se transformou em lavouras, além de ser utilizado como um caminho entre Curitiba e Ponta Grossa utilizado por tropeiros. A localidade também ficou conhecida por ter algumas pousadas para estes tropeiros, que com sua atividades e negócios influenciaram o desenvolvimento do bairro.

O nome do bairro é uma homenagem a Isabel de Aragão, rainha de Portugal, proclamada santa em 1625 pelo papa Urbano VIII. Apesar do nome da santa ser com “S”, a grafia da localidade foi adotada com “Z”.

Localizado a 4km do Centro de Curitiba, o bairro equilibra modernidade e qualidade de vida. Situado entre Portão, Santa Quitéria, Seminário e Água Verde, o bairro Vila Izabel é famoso por ser um local acolhedor e muito tranquilo para viver. Conta com pouco mais de 10 mil habitantes e fica próxima da Praça do Japão e a Fonte de Jerusalém, dois pontos turísticos de Curitiba.

Atualmente, a Vila Izabel é bem servida de restaurantes e supermercados, além de ser atendida por diversas linhas de ônibus. A localidade preserva características raras em outros bairros, como a possibilidade de passear pelas ruas ou de encontrar famílias inteiras residindo na vizinhança.

O bairro ainda abriga o Instituto Neo-Pitagórico, cuja sede mundial, em estilo grego clássico, foi construída na Vila Izabel em 1918. O Instituto Neo-Pitagórico foi inspirado pelas ideias do famoso filósofo grego e trabalha pela valorização da cultura e da paz.

 

 

Share: