Sem categoria

12 PLANTAS PARA PURIFICAR O AR DA SUA CASA

Todas as plantas ajudam a melhorar a qualidade do ar. Porém algumas são especiais, e para estas vale a pena arrumar um jeito de conseguir uma ou mais colocá-las espalhadas em nossa casa. As plantas produzem oxigênio, um poderoso eliminador de poluentes presentes no ar. Comprovado cientificamente, trazer plantas para dentro de casa melhora a qualidade do ar do ambiente, bem como a saúde respiratória de quem lá vive.

De acordo com o engenheiro ambiental Bill Wolverton, ex-pesquisador da Nasa, durante as missões da base espacial Skylab, mais de 100 tipos de substâncias poluidoras foram encontradas dentro das naves espaciais. A partir deste fato, pesquisadores da NASA se mobilizaram para descobrir soluções para resolver o problema antes que as missões se iniciassem. Foi então que a U.S. Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) vistoriou prédios públicos e identificou nos locais mais de 900 poluentes transportados pelo ar.

O elemento prevalecente era altamente tóxico, o formaldeído (formol). O composto é tido como cancerígeno e é utilizado em vários materiais de construção, assim como em móveis, vidros, espelhos, roupas e até no papel higiênico. Além de formaldeído, foi encontrada a presença de benzeno, xileno e tricloroetileno (componentes de tintas, monitores, tapeçarias, fotocopiadoras e cigarros), bem como do clorofórmio (encontrado na água potável), amoníaco, álcool e acetona (carpetes e cosméticos), todos nocivos à saúde.

A surpresa veio na conclusão da pesquisa, que comprovou que as plantas são poderosos filtros naturais contra a poluição. Várias plantas de fácil cultivo capazes de neutralizar a poluição interna foram identificadas. Para melhorar a qualidade do ar em ambientes, Wolverton sugere a utilização do maior número possível de plantas que um espaço permita. Ele também diz que devemos ter pelo menos uma planta na nossa zona de respiração pessoal, como no escritório, na sala ou perto da cama.

Uma medida simples e que ajuda a prevenir problemas de saúde tais como alergias, irritações de pele, dores de cabeça e problemas respiratórios. Confira as 12 plantas que, segundo o estudo da Nasa, tem maior capacidade de purificar o ar:

1. Hera-inglesa (Hedera helix L.)

2. Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii Regel)

3. Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata)

4. Clorofito (Chlorophytum comosum)

5. Dracena-de-madagascar (Dracaena marginata Hort.)

Resultado de imagem para Dracena-de-madagascar

6. Babosa (Aloe vera)

7. Jiboia (Epipremnum pinnatum)

8. Ráfia (Rhapis excelsa)

9. Gérbera (Gerbera jamesonii Adlam)

10. Azaleia (Rhododendron simsii Planch.)

11. Samambaia (Nephrolepis exaltata)

12. Camedórea-bambu (Chamaedorea seifrizii)

(Visto em: cura pela natureza)

Share: