5 dicas para aproveitar água da chuva

chuvinhaquepinga

Nos dias chuvosos na nossa Capital, há toda beleza nostálgica dos dias cinzas, que instiga-nos a realizar programas mais caseiros, como um bom filme, pipocas, ou mesmo um bom livro acompanhado de um chá quentinho. Porém, por outro lado, algo que podemos fazer, e que também é uma forma de contribuir com o meio ambiente, é captar e aproveitar a água da chuva. Baldes no jardim, cisternas e até sistemas planejados para a captação de água pluvial são os meios mais comum de realizar o reúso. No post de hoje, separamos algumas dicas de como você pode fazer isso em sua casa, aproveitando a frequência de chuvas que temos por aqui, confira:

Irrigar jardins e plantas
Uma maneira econômica e sustentável de fazer a manutenção de suas plantinhas pode ser através da água captadas pela chuva.

Limpeza doméstica
A água da chuva não é considerada potável, pois pode conter desde partículas de poeira e fuligem, até sulfato, amônio e nitrato. Portanto, não é adequada para consumo. Porém, pode ser usada nas tarefas domésticas que mais consomem água, como lavar a calçada, o carro, etc.

Lavar roupas
Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, lavar suas roupas a partir da água da chuva será uma maneira de economizar na conta. Faça você mesmo! (Clique aqui e confira o vídeo)

Vaso Sanitário
Uma vez que se dá descarga em um vaso sanitário, o que era água tratada automaticamente vira esgoto. Na verdade, milhares de litros de água perfeitamente potável são desperdiçados em descargas sanitárias todos os anos nos lares de todo o mundo. A partir de baldes, ao invés de despejar água tratada ralo abaixo, você pode dar a descarga aproveitando a água da chuva.

Como funciona esse sistema?
Embora não seja própria para consumo, a água de chuva tem múltiplos usos numa residência. Para isso, é preciso investir em um sistema para captação, filtragem e armazenamento da água. A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada. Junto a esse reservatório, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos, e uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d’água elevada separada da caixa de água potável. Em imóveis prontos, o ideal é aproveitar essas ideias em áreas externas. Confia abaixo um vídeo que ensina como montar um sistema de aproveitamento de água

Além de economizar o seu dinheiro, você estará ajudando o planeta de maneira ambientalmente correta. Cada pequena ação, somada as demais, vira uma rede de ótimos resultados. Repense como a Baggio Imóveis, preserve nosso planeta.

Compartilhe esse post
Picture of Baggio Imóveis
Baggio Imóveis

Soluções Imobiliárias para Curitiba e Região.

Não deixe um Imóvel Parado

Anuncie seu imóvel com a Baggio Imóveis ou Indique um Imóvel e GANHE A PARTIR DE R$ 150,00 + COMISSÃO

Veja mais posts...
Nos acompanhe nas Redes Sociais
plugins premium WordPress