Sem categoria

Desperdício na construção, como evitar?

Você quer ter a casa dos sonhos, planeja, economiza e compra material para construir ou reformar. Aí, dá aquela passadinha na reforma e vê aquele resto de obra jogado, estragando e juntando lixo. Algumas construções chegam a desperdiçar absurdos 35% do consumido na produção dos edifícios. Isto significa que, para cada três unidades residenciais, comerciais ou industriais, estão jogando no lixo uma quarta construção.

A boa notícia é que existem obras em que uma parcela mínima de materiais é jogada fora. Reduzir o desperdício melhora o prazo de execução e diminui o custo das obras. Quanto menor o desperdício, menores os resíduos de construção. Veja algumas dicas importantes:

NÃO DEIXE RESTOS

A atitude é o primeiro passo! Exigir uma obra organizada e limpa é seu direito e evita dor de cabeça. Imagina depois de tudo terminado, você descobrir que aquela cuba especial que comprou para a pia da cozinha está toda arranhada por falta de cuidados?

Seja participativo, visite a sua obra, mesmo que tenha profissionais para te ajudar. É só ter um pouco de disposição para entender o básico e assumir o controle . Você precisa entender quais os momentos críticos que você deve acompanhar , identificar bons profissionais (arquiteto, engenheiro, eletricista, pedreiro, gesseiro) e contar com eles para aplicar os materiais que você escolheu com todo cuidado!

PLANEJE A OBRA

Providenciar projetos de arquitetura e projetos complementares (estrutural, hidráulica, elétrica) bem elaborados é o segundo passo. Com eles é possível calcular corretamente a quantidade de materiais e comprar somente o necessário e no momento certo de uso.

Assim como alimentos e medicamentos, alguns materiais de construção tem validade. Fique atento e organize o recebimento dos pedidos: Peça materiais de acordo com o andamento da obra, comprando a quantidade ideal em cada etapa.

MANTENHA A ORGANIZAÇÃO

Guarde os materiais em lugares adequados (Foto: Shutterstock)

Não importa se é a construção de um prédio ou a reforma de uma casa: organizar e armazenar corretamente os materiais é muito importante. O local onde se guardam os materiais que serão utilizados é conhecido como canteiro de obra. Tudo bem que em pequenas reformas esse lugar vai ser um canto da casa coberto, uma varanda ou uma garagem, mas seja qual for o tamanho sempre observe:

  1. Se é um local de fácil acesso, bem localizado e sem obstáculos para armazenar e transportar os materiais de construção com facilidade.
  2. Se permanece limpo. Evite sujeira para que não haja acúmulo de entulho e atrapalhe na movimentação.
  3. Se estão cuidando do armazenamento. As telhas, blocos e ferro devem ser empilhados com cuidado, para que não haja nenhum tipo de problema, assim como os sacos de cimento e argamassa que devem ficar longe de umidade. Fique atento!

MATERIAIS ADEQUADOS

Luzes de LED geram economia na energia de casa

Escolher o material adequado para o seu tipo de obra é muito importante. Nem sempre o material mais barato deixa a obra – como um todo – mais barata. Você pode fazer o telhado ruir se usar uma madeira de baixa qualidade. Prefira materiais certificados!

Além disso, você pode optar por materiais sustentáveis. Alguns produtos podem custar um pouco mais caro no começo, mas farão você economizar dinheiro depois. Luminárias eficientes e torneiras economizadoras são investimentos que valem a pena. Procure também por materiais usados e de demolição. Em lojas de reciclagem de vidros e espelhos é possível encontrar esses itens por um preço em conta.

ETAPAS DA OBRA

Outra coisa importante é estar atento a supervisão da execução da obra, monitorando se o uso dos materiais está correto. Para isso é preciso planejar bem a reforma, prestar bastante atenção aos detalhes e contratar bons profissionais para a construção. Lembre-se que refazer coisas malfeitas gera muito desperdício. Veja algumas etapas campeãs de desperdício e fique de olho:

  • Reboco: Se o assentamento dos tijolos não foi bem feito e a parede estiver torta e com barrigas, o pedreiro vai usar muito mais argamassa para nivelar na fase em que for fazer o acabamento da parede.
  • Revestimentos: Os revestimentos de pisos e paredes são artigos caros e fáceis de quebrar. Por isso, devem ser armazenados e manuseados com cuidado para evitar perdas. Na hora de assentar, peças com pequenas lascas podem ser aproveitadas para recortes. E pensar na disposição das peças também é importante, por exemplo, pisos na diagonal tem mais recortes e também maior desperdício.
  • Pintura: A tinta tem que ser de boa qualidade, assim usa-se uma quantidade menor para cobrir mais área. Observe também se está havendo desperdício na aplicação da pintura: é só olhar para o chão e ver o quanto de tinta está ficando por ali.

MANTENHA A IDEIA INICIAL

E por fim, mas não menos importante, tenha certeza do que quer fazer antes de iniciar a obra. Mudar de ideia no meio do caminho leva a ter que desfazer partes já prontas… Cuidado! Refazer gera muito desperdício de material, tempo, serviços e dinheiro. Dúvidas? Deixe um comentário!

Visto em: Zap

Share: