Conheça a história do Centro Cívico

Foto: Reprodução / Wikipedia

Projetado a partir do Plano Aguache, um dos principais marcos arquitetônicos da história de Curitiba, o Centro Cívico é o segundo menor bairro da cidade, Concentra os principais prédios municipais e governamentais, como a Prefeitura de Curitiba, o Palácio Iguaçu e o Tribunal de Justiça.

Localizado entre os bairros Bom Retiro, Ahú, Juvevê, Alto da Glória, São Francisco e Centro, também é conhecido por suas praças e avenidas, a principal delas é a Avenida Cândido de Abreu. Logo após o final da avenida, localiza-se o Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como “MON” ou “Museu do Olho”.

Plano Aguache

Sob o comando do arquiteto e urbanista francês Alfredo Agache, o plano de urbanização previa um sistema radial de vias ao redor do centro. A partir dele foram construídas grandes avenidas, como como Visconde de Guarapuava, Sete de Setembro, Marechal Floriano Peixoto, Nossa Senhora da Luz, Wenceslau Braz, Arthur Bernardes e Presidente Kennedy. O Plano Aguache também é responsável pela construção do Mercado Municipal, o Parque Barigui, o Viaduto do Capanema, entre outros.

Outra ação prevista no documento era a construção de “centros” inspirados nos “civic centers” americanos. Anos depois, seguindo o Plano, foi criado o Centro Cívico.

Atualmente

O bairro tem pouco mais de 4 mil habitantes em uma área total de 0,97 km². Há no bairro apenas um bosque e diversos pontos de referência. Tais como o Bosque do Papa, o Palácio das Araucárias e o Shopping Mueller.

Agora que conhece um pouco mais sobre o Centro Cívico e sua importância na capital paranaense, visite o site da Baggio Imóveis e confira os imóveis no bairro e regiões próximas.

Fontes: Curitiba Space, Jornal Centro Cívico, Wikipedia

Compartilhe esse post
Picture of Baggio Imóveis
Baggio Imóveis

Soluções Imobiliárias para Curitiba e Região.

Não deixe um Imóvel Parado

Anuncie seu imóvel com a Baggio Imóveis ou Indique um Imóvel e GANHE A PARTIR DE R$ 150,00 + COMISSÃO

Veja mais posts...
Nos acompanhe nas Redes Sociais
plugins premium WordPress