FGTS agora pode comprar imóveis mais caros

agua-verde

Recentemente o governo brasileiro aumentou o valor limite dos imóveis adquiridos com o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Tal medida foi tomada após insistentes solicitações do setor de construção civil e também das instituições financeiras que atuam na área. De acordo com os especialistas, a atitude pode resultar em um aumento das vendas de imóveis.

Diferenças

Antes da decisão governamental, o valor do imóvel tinha limite máximo para compra de 500 mil reais. No entanto, agora ele foi elevado para 750 mil em alguns estados como, por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. No restante do território nacional, o valor subiu para 650 mil reais, o que também já é uma grande vantagem para quem pretende usar o FGTS nesse tipo de investimento. Isso se explica porque nos estados citados, os preços dos imóveis e os custos sãos mais elevados do que nas outras regiões do país.

Uma mudança necessária

O limite de R$ 500 mil estava estagnado desde 2009 e foi um dos motivos que motivaram a mudança. Além disso, o aumento era um pedido recorrente do setor de construção civil e de bancos há mais de dois anos, porque segundo eles, não era possível financiar imóveis com recursos da poupança, por causa do aumento dos preços.

No entanto, apesar de ter sido ampliado em 50 por cento em alguns Estados, o governo não espera que a medida impulsione os preços dos imóveis porque esse percentual é inferior à valorização dos imóveis acumulada desde 2009.

Fontes: Reuters, G1

Share: