Como economizar água no seu imóvel

Foto: Reprodução/ EveryStock

Foto: Reprodução/ EveryStock

Não é de hoje que apagar as luzes e fechar as torneiras se tornaram práticas necessárias para ajudar o planeta a manter a sua estabilidade ecológica. Além destas, existem muitas outras práticas que podem ser aplicadas em nosso dia-a-dia para contribuir com o meio ambiente.

Uma forma bastante eficaz e que tem sido muito utilizada nas residências é o sistema de captação de água, que permite, por exemplo, que a água oriunda da chuva seja utilizada para fins domésticos, como lavar roupa e calçadas.

Água: um bem valioso

A água que consumimos é o recurso natural mais necessário para a vida. Contudo, não é o que todos pensam, visto que alguns ainda possuem a ideia de que esse bem é inesgotável. Economizar água é simples, basta incluir alguns pequenos hábitos na sua rotina.

Atitudes diárias

Realizar manutenções e avaliações periódicas em seu imóvel é fundamental para garantir que a água não esteja sendo desperdiçada por um vazamento. Além disso, quando você mantém a manutenção hidráulica da sua casa em dia, está também economizando, pois é uma maneira de evitar problemas maiores futuramente.

Que tal instalar arejadores de água? Misturar ar na saída das torneiras torna a água mais volumosa, o que aumenta o rendimento ao lavar as mãos, louças ou roupas.

Sistemas de captação de água

Os sistemas são muito simples de serem utilizados, pois tanto casas novas como velhas possuem estrutura para sua instalação. Se a residência ou empreendimento foi construído com telhados e calhas, é necessário apenas direcionar toda a água das calhas para um reservatório, que poderá, ou não, ser ligado ao sistema de vasos sanitários e torneiras que não são usadas para fins potáveis.

Na hora de comprar ou alugar o seu imóvel, não se esqueça de pensar em ajudar o seu planeta e verifique se ele possui um sistema de captação de água. O valor de instalação não é caro e você ainda ajudará a manter o meio ambiente saudável para os seus filhos e netos aproveitarem. A Baggio Imobiliária aprova esta ideia.

Fontes: Eco Hospedagem, Uol

Share: