O que você precisa saber antes de alugar um imóvel

Foto: Reprodução/ PhotoExpress

Foto: Reprodução/ PhotoExpress

Compromissos financeiros a longo prazo são responsabilidade grandes e precisam sempre ser muito bem pensados para não ocasionar futuros problemas. Dessa maneira, se você está procurando um imóvel para locar, ficar atento aos detalhes é fundamental. A Baggio Imóveis ensinará você a alugar sem complicações.

Do começo ao fim

Os cuidados na hora da locação devem iniciar já na hora da visita ao imóvel. Você precisa ficar atento se o local cumpre com todas as suas exigências e está de acordo com as especificações contratuais. Assim você evita de ser lesado ou se arrepender futuramente.

Contrato

Todos sabem que não devemos assinar documento algum antes de ler, correto? E no caso do contrato entre locatário e locador os cuidados devem ser redobrados. Afinal, você precisa estar atento sobre os valores cobrados pelo aluguel, as taxas contratuais, as possíveis multas por rescisão e até mesmo sobre os direitos que você tem caso algo não saia conforme planejado.

No contrato deve constar até o mesmo informações acerca dos reajustes no valor do aluguel, tendo em vista que apenas depois do período do contrato, que normalmente dura em média três anos – é que o aluguel poderá ser reajustado conforme a inflação.

Converse com quem entende

Se você se sente inseguro para efetuar uma transação deste nível sozinho, nada o impede de procurar ajuda com pessoas e órgãos especializados. O PROCON e o Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) podem auxiliar você na hora de analisar um contrato ou elucidar outras dúvidas que possam aparecer.

Melhor época para alugar

Não existe ao certo uma data do ano em que o aluguel seja mais barato ou a oferta de imóveis seja maior. Contudo, quem entende da área imobiliária revela que alugar na época de férias escolares não é uma boa opção, visto que nessa época mais famílias procuram imóveis, pois dessa maneira não atrapalharão o semestre letivo dos filhos. Portanto, locar no meio dos semestres é a opção mais adequada.

Alugando em condomínios

No caso dos imóveis localizados dentro de condomínios, além do contrato, o locador precisa estar ciente também sobre o regimento interno, que normatiza o que pode e o que não pode ser feito dentro daquela área residencial, tendo em vista que várias pessoas utilizarão das áreas coletivas. Assim você evitará descontentamentos com alguma norma que você não concorde a respeito da garagem, por exemplo.

Enfim, alugar um imóvel não é uma tarefa simples. Por isso, na hora de tomar a sua decisão, procure empresas responsáveis e tradicionais. A Baggio Imóveis com certeza pode colaborar para que a locação da sua nova casa acontece da melhor maneira possível.

Fontes: Globo, Portal Power, Condoworks

Share: